Chamaeza

Chamaeza campanisona - tovaca-campainha

Mede cerca de 20 cm de comprimento e pesa 69 g.

Habita florestas úmidas ou capoeiras maduras, geralmente em montanhas. Vive solitária ou aos pares, no chão ou próximo a este. Embora seja ouvida com freqüência, é uma espécie normalmente tímida e difícil de ser avistada. Caminha vagarosamente no chão da floresta, movimentando sua cauda para cima e para baixo.

Presente localmente nos estados do Ceará e Alagoas, e na região que se estende do sul da Bahia ao Rio Grande do Sul. Encontrada também na Guiana, Venezuela, Colômbia, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai e Argentina.

Chamaeza meruloides - tovaca-cantadora

A tovaca-cantadora mede 19cm de comprimento. Espécie pertencente a um gênero de difícil caracterização morfológica, críptica em relação à tovaca-campainha (Chamaeza campanisona). Em campo, pode ser separada de suas congêneres pela ausência de branco na ponta da cauda e pela presença de uma área clara nas bochechas, além de ter as pernas mais escuras. Apresenta características semelhantes às de seus congêneres e seu canto é semelhante à sequência longa de pios de Chamaeza campanisona, sendo um tanto mais curta e sem apresentar os grunhidos roucos no final da frase, que tão bem caracterizam a espécie citada.

Endêmica do Brasil. Ocorre do Rio de Janeiro a Santa Catarina. Simpátrica no Sudeste e Sul com Chamaeza campanisona. Ocorre frequentemente em altitudes entre 200 e 1500m.

Chamaeza nobilis - tovaca-estriada

Chamaeza ruficauda - tovaca-de-rabo-vermelho

Referências